O Mercado da Mandiocultura na Percepção de Pequenos Produtores Rurais

Autores/as

  • Anny Kariny Feitosa Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Francisco Edson Leite Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Cristiane Sabóia Barros Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v11i2.504

Palabras clave:

Análise SWOT, Mandiocultura, Pequenos Produtores

Resumen

A cultura de mandioca possui uma grande importância social e econômica, dada sua capacidade potencial de gerar renda. Partindo deste pressuposto, a presente pesquisa pretende analisar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da mandiocultura, por meio de um estudo realizado no município de Salitre, interior do Ceará, com pequenos produtores, baseando-se no método de Análise SWOT (Strenghs, Weaknesses, Opportunities e Threats), com a aplicação de questionários e entrevistas. Como resultados, temos que, dentre as dificuldades apontadas pelos pequenos produtores, figuram, principalmente, carência de assistência técnica e infra-estrutura produtiva, de ajuda financeira e de organização associativa para fomentar a comercialização para outros mercados.

Biografía del autor/a

  • Anny Kariny Feitosa, Instituto Federal do Ceará - IFCE
    Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento, UNIVATES. Mestre em Economia, UFC. Docente no IFCE.
  • Francisco Edson Leite, Instituto Federal do Ceará - IFCE
    Graduando em Irrigação e Drenagem pelo IFCE.
  • Cristiane Sabóia Barros, Instituto Federal do Ceará
    Mestre em Administração, UFC. Docente no IFCE.

Publicado

2015-07-31

Número

Sección

Original Articles / Artigos de Pesquisa