Adubação nitrogenada de cobertura na produtividade do milho safrinha em semeadura direta
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i2.509Palabras clave:
Agronomia, Ciencias do solo, FertilidadeResumen
O cultivo do milho safrinha em sistema de plantio direto no Brasil apresenta-se como uma fonte adicional de lucratividade para os produtores, no entanto, muitas questões relacionadas ao manejo da cultura ainda precisam ser elucidadas. Neste contexto, destaca-se a recomendação da adubação nitrogenada de cobertura que surge como uma incógnita, apresentando grandes variações entre regiões produtoras e mesmo entre sistemas de cultivos de uma mesma região. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo no município de Tesouro-MT, em um Latossolo Vermelho amarelo, com o objetivo de determinar o efeito de doses crescentes de nitrogênio (N) em cobertura para a cultura do milho safrinha em sistema de plantio direto. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso, com seis tratamentos (doses de N em cobertura). Os tratamentos foram: 0 (controle), 30, 60, 90, 120 e 150 kg ha-1 N na forma de Nitrato de Amônio e com quatro repetições. O milho safrinha em sistema de plantio direto apresentou-se responsivo ao N aplicado em cobertura apenas na dose de 30 kg ha-1. A aplicação de doses mais elevadas podem acarretar prejuízos ao agricultor tanto do ponto de vista econômico quanto em termos ambientais.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.