FERTIRRIGAÇÃO COM VINHAÇA NA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i2.532Palabras clave:
Palavras-chave, Sacharum oficinarum L., geração de resíduos, gerenciamento de efluentes,Resumen
Na década de 50 a 60, o setor açucareiro iniciava um grande avanço economicamente. A utilização da vinhaça através da fertirrigação é uma das práticas mais importantes em sistemas agrícolas canavieiros, pois se trata do uso de forma racional da fertirrigação em solos agricultáveis, dando assim uma destinação correta a este produto. A partir dessa destinação correta do efluente gerado, começaram a ser feitos estudos, e assim tornou-se possível a enumeração dos benefícios trazidos até a cultura da cana-de-açúcar. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento das informações sobre a aplicação dos resíduos líquidos na produção sucroalcooleira (vinhaça) e na cultura da cana-de-açúcar. Tendo como base a dosagem padronizada, pode-se então, gerar um calendário mensal de aplicação da vinhaça nos canaviais evitando excessos e reduzindo custos com adubação e irrigação nas áreas. Adotar um padrão de dosagem, volume, ciclo de aplicação, manutenção agrícola e monitoramento continuo, que contemplará as variações climáticas e geológicas que a cultura abrange na região. Concluiu-se que o uso agrícola da vinhaça e os seus benefícios oriundos do solo são indiscutíveis, tanto do ponto de vista agronômico e econômico, quanto social. O benefício imediato decorrentes do uso racional desse resíduo nas lavouras canavieiras se dá pelo aumento da produtividade, que ocorre com mais intensidade em solos mais pobres e em regiões mais secas.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.