Estudo e analise quantitativa, qualitativa e fitossanitária de seis especies arboreas no Campus IV da UEPB em Catolé do Rocha-PB

Autores/as

  • Thiago Pereira de Sousa Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-PPGF).
  • Eduardo Pereira de Sousa Neto Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CCTA.
  • Luana Raposo de Sá Silveira Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Elias Francisco dos Santos Filho UFCG - Universidade Federal de Campina Grande.
  • Josimar Nogueora da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-PPGF).
  • Paulo Cássio Alves Linhares Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-PPGF).
  • Debora Cristina Coelho UFCG

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v10i3.533

Palabras clave:

Meio ambiente, caatinga, espécies nativas.

Resumen

A Caatinga é o ecossistema brasileiro que ocupa a maior parte dos estados da Região Nordeste. O meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, inclui toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. A grande biomassa lenhosa que constitui as florestas nativas é um recurso natural, cujo aproveitamento, em bases sustentáveis, ainda desafia a ciência florestal, porque representa um ecossistema complexo, cujo equilíbrio pode ser facilmente rompido se houver uma perturbação tão intensa, a ponto de causar modificações irreversíveis. O trabalho foi desenvolvido no Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, situado no Sítio Cajueiro, município de Catolé do Rocha-PB. A metodologia utilizada foi à amostragem aleatória simples, a qual compreende um processo de amostragem aplicado nos inventários de pequenas áreas florestadas, de fácil acesso e homogêneas na característica de interesse. Foi encontrada uma grande variedade de espécies nativas, sendo que nos cinco setores estudados identificou-se um total de 1.642 plantas das 06 espécies analisadas.

Biografía del autor/a

  • Thiago Pereira de Sousa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-PPGF).
    Atualmente é mestrando em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Possui Graduado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2013) e aperfeiçoamento profissional em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais - FEAMIG (2010). É Técnico em Gestão Empresarial pelo Colégio Técnico Dom Vital (2008) e Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2006).
  • Eduardo Pereira de Sousa Neto, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CCTA.
    Atualmente é Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2011.2 - em curso), é Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2011).
  • Luana Raposo de Sá Silveira, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Atualmente é Graduanda em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
  • Elias Francisco dos Santos Filho, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande.
    Graduando em Agronomia,  UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, Pombal-PB
  • Josimar Nogueora da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-PPGF).
    Atualmente é mestrando em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Possui Graduado em Ciências Agrárias (2013) e Técnico em Agropecuária (2009) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
  • Paulo Cássio Alves Linhares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-PPGF).
    Atualmente é mestrando em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Possui Graduado em Ciências Agrárias (2013) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Publicado

2014-12-09

Número

Sección

Original Articles / Artigos de Pesquisa