Aceitação e avaliação da defensividade de abelhas Apis mellifera L. africanizadas, associada ao tipo de material na fabricação da colmeia.
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i3.537Palabras clave:
Ciências Agrárias, Agroecologia, ApiculturaResumen
Diante da necessidade do aprimorar as técnicas que venham aperfeiçoar a atividade da apicultura, reduzir os custos na produção de colmeias e facilitar o manejo das colmeias, a presente pesquisa tem por objetivo aferir a aceitação dos ninhos produzidos com cimento e os fabricados com madeira, e avaliar a agressividade das abelhas Apis mellífera L. africanizadas na cidade de Condado - PB e São Domingos - PB, através da correlação de variáveis, temperatura e umidade com a influência do material utilizado na produção de colmeias padrão Langstroth sobre o comportamento defensivo no manejo dessas abelhas. Antes de fazermos os testes de defensividade, povoamos as colmeias feitas de cimento com enxames de Apis mellifera africanizadas oriundas da enxameação ocorrida durante o ano. Cada apiário selecionado para a realização da parte experimental foram compostos por 30 enxames, de abelhas Apis mellifera africanizadas, alojadas em colmeias padrão Langstroth, instalado em local de fácil acesso e distante de pessoas e animais. Destas, foram selecionadas aleatoriamente 10 colônias com população adulta e área de cria semelhante, onde 05 colmeias foram fabricadas de cimento e outras 05 feitas de madeira e identificadas de 01 à 10, para uma comparação do possível efeito do material de fabricação da colmeia na agressividade das abelhas africanizadas. Diante dos resultados obtidos podemos concluir que a aceitação pelas abelhas, aos ninhos fabricados com cimento, ocorreu de forma natural e idêntica à dos ninhos de madeira, mas o peso dos ninhos dificulta o manejo e transporte das colmeias, em contrapartida aumenta o tempo de uso, durabilidade dos ninhos e reduzem-se custos, sendo um fator relevante no custo-benefício das colmeias para os apicultores. Em relação à agressividade, concluímos que o tipo de material (cimento ou madeira) utilizado na construção dos ninhos, não influenciou positivamente na agressividade das abelhas analisadas, portanto recomendamos aos apicultores o que é facultativo o uso de colmeias feitas com cimento, podendo se tornar mais baratas, mais acessíveis na fabricação e menos agressivas ao meio ambiente. A temperatura e a umidade também não influenciaram na agressividade das abelhas, porém em colmeias de cimento, estas variáveis tiveram maior correlação com a agressividade das abelhas do que nas colmeias de madeira, mas não sendo suficientes para mostrar que um material de fabricação de colmeias é melhor ou pior que o outro, pois sempre mostrou uma correlação linear fraca nos dois materiais. A análise dos dados caracterizam as abelhas como normalmente defensivas, mostrando que a defensividade pode ser influência do grau de africanização e do local de instalação do apiário e que fatores genéticos têm grande influência na determinação da defensividade das abelhas.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.