Caracterização biométrica de frutos e sementes, química e rendimento de polpa de juazeiro (Ziziphus joaseiro Mart.)
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i2.605Palabras clave:
Morfobiometria, Caatinga, Ziziphus joazeiro, Processamento.Resumen
O juazerio (Ziziphus joazeiro), espécie pertencente á família Rhamnaceae, também conhecido como juá, joá-de-espinho, jurubeba. É uma árvore brasileira típica dos sertões nordestinos, endêmica do Bioma Caatinga, apresentando potencial econômico e relevância para a região Semiárida. As cascas e as folhas são usadas tradicionalmente na medicina popular. Apesar da grande utilidade, a exploração do juazeiro limita-se ao extrativismo e são poucos os conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento tecnológico da cultura. Em vista disso, este trabalho teve por objetivo avaliar as características químicas e físicas dos frutos e sementes do juazeiro. O trabalho foi realizado no Laboratório de Fitossanidade, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Sobral, no período de abril a maio de 2014. Os frutos foram coletados no distrito de Aprazível, Sobral - CE, na safra 2014. Os frutos e as sementes foram analisados individualmente, considerando os seguintes aspectos: comprimento, largura e o peso. Para cada variável foram analisados 100 frutos. Posterior á essas foram feitas as avaliações químicas dos frutos, °Brix e pH, sendo estes realizados em quatro repetições de 25 frutos. Conclui-se que a amplitude do comprimento e da largura dos frutos é relativamente uniforme. Não ocorreu diferença significativa entre o peso das sementes. Quanto ao °Brix e pH, este variaram de 20 a 26 e de 4,24 a 5,88, respectivamente. O percentual de polpa mostrou que 68% dos frutos apresentaram rendimento de polpa superior a 35%.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.