Componentes de produção do algodoeiro BRS safira sob diferentes tipos de adubação e dois espaçamentos
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v12i1.690Palabras clave:
AgronomiaResumen
Com o objetivo de avaliar os componentes de produção do algodoeiro BRS safira sob diferentes tipos de adubação e dois espaçamentos, um experimento foi conduzido na Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB, em esquema fatorial 2 x 4, em blocos casualizados, 8 tratamentos e três repetições, totalizando 24 parcelas. Os tratamentos foram constituídos de 2 espaçamentos e 4 tipos de adubação, sendo 1 nível de adubação mineral, 2 níveis de adubação orgânica e uma testemunha. Foi analisada a altura de planta, diâmetro do caule, número de ramos frutíferos, número de capulhos, massa média de capulho e produtividade. Não houve efeito significativo da interação entre tipo de adubação e espaçamento. Com exceção da variável altura de plantas, o tipo de adubação não influenciou significativamente os componentes de produção do algodoeiro. Conclui-se que o espaçamento não exerce influência nos componentes de produção estudados e que a aplicação de fertilizantes minerais ocasiona aumento na produtividade do algodoeiro, mesmo não sendo significativo estatisticamente, no entanto é necessária a análise de custo para melhor indicar qual a forma de adubação que proporciona melhores possibilidades de retorno financeiro.
Referencias
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
</style> <![endif]-->
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.