RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE CORDEIROS SANTA INÊS EM CONFINAMENTO À DIETA E AO AMBIENTE FÍSICO NO TRÓPICO SEMIÁRIDO
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v6i1.71Palabras clave:
ambiência, conforto térmico, estábulo, estresse calóricoResumen
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da dieta e do ambiente sobre as respostas fisiológicas de ovinos em confinamento no trópico semiárido. Foram utilizados 18 ovinos machos Santa Inês com peso médio inicial de 23,85 kg, distribuídos em um delineamento em blocos casualizados com 3x2 tratamentos fatoriais: três dietas (I -dieta com 30% de concentrado + 70% de capim elefante (Testemunha); II- dieta com 30% de concentrado + 23,3% de palma forrageira & jurema preta + 46,7% de capim elefante) e III - dieta com 30% de concentrado + 46,7% de palma forrageira & jurema preta + 23,3% de capim elefante), e dois turnos (manhã e tarde). O ITGU registrado foi 77,40 e 87,86 nos turnos manhã e tarde, respectivamente. A análise de variância não revelou efeito significativo (P>0,05) para as dietas. Contudo, houve efeito significativo de turno (P<0,01), sendo as médias no turno da tarde superiores (P<0,01) ao da manhã para as variáveis freqüência respiratória, temperatura retal, e temperatura superficial. Além disto, foram superiores aos valores padrões relatados na literatura para ovinos. Conclui-se que as dietas utilizadas não afetam as respostas fisiológicas de ovinos Santa Inês nas condições de trópico semiárido, e todas as variáveis analisadas foram superiores no turno da tarde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.