Representações sociais em educação ambiental com estudantes de três cursos da UFCG – Campus de Patos
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v14i2.945Palabras clave:
Educação Ambiental, Representações Sociais, estudantes.Resumen
RESUMO: A inferência humana global origina efeitos negativos sobre o meio ambiente à medida que a população e o consumismo crescem descontroladamente. A Constituição Federal Brasileira (1988) estabelece o compromisso do povo em favor do meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) orienta e inspira crianças, jovens e trabalhadores a serem críticos e comprometidos. O presente estudo avalia o grau de orientação das Representações Sociais dos alunos de três cursos de graduação na UFCG, Campus de Patos, sendo estes: Engenharia Florestal (EF), Ciências Biológicas (CB) e Medicina Veterinária (MV), sobre os temas e o nível de EA. Foram coletados 150 questionários, 50 de cada curso, com duas questões abertas, para a primeira (Vergés) e para a segunda (Bardin). As categorias mais frequentes foram Preservação EF com nível de EA 94% regular a ótimo, MV também apontou preservação, e nível de 56% insatisfatório. CB expressaram a categoria Lixo, e o nível de 64% com classificação regular a ótimo. A maior frequência de categoria foi a Preservação. A concepção de EA mais preponderante foi a Conservacionista/Resolutiva. Avalia-se como eficiente a formação dos alunos a respeito dos temas ambientais, considerando-se a incorporação de melhorias para o curso de MV, quanto ao emprego da EA.
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