MÉTODOS DE ENXERTIA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ACEROLA (Malphigia emarginata D.C)
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v6i4.99Resumen
A acerola é uma fruta conhecida pelo seu elevado valor de vitamina C e por ser amplamente adaptada as condições do Semi-Árido. No entanto a maioria dos pomares apresenta uma produção desuniforme e baixa qualidade de frutos. A enxertia é o método mais viável, mas necessitando-se ainda de estudos para determinar qual o método se adapta as condições do Semi-Árido. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes métodos de propagação por enxertia na produção de mudas de acerola em condições de viveiro. O experimento foi instalado no viveiro de produção de mudas do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro tratamentos, compostos pelos métodos de enxertia: T1 – garfagem em fenda cheia; T2 – garfagem em bisel; T3 – garfagem lateral; T4 – borbulhia em placa e 4 repetições de sete plantas por parcela. Aos 50 dias após a enxertia avalio-se a porcentagem de pegamento das mudas enxertadas. A enxertia por garfagem do tipo fenda cheia obteve 100% de taxa de pegamento, sendo a mais promissora, nas condições em que foi desenvolvido o experimento e a enxertia de borbulhia em placa obteve o menor percentual, com 46, 43%.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.