Mineralização de nitrogênio em Latossolo Amarelo adubado com composto orgânico de resíduos do pequi (Caryocar brasiliense)
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v14i4.1010Palavras-chave:
N-mineral, decomposição, resíduoResumo
O uso de compostos orgânicos na agricultura é uma prática de baixo custo e capaz de diminuir os impactos ambientais tornando-se uma alternativa sustentável. Informações sobre a mineralização destes são importantes para manejá-los de forma correta nas áreas agrícolas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a mineralização do nitrogênio em Latossolo Amarelo adubado com composto orgânico de resíduos do pequi (Caryocar brasiliense). O ensaio foi conduzido no laboratório de Solos e Nutrição de Plantas do Instituto Federal Baiano, Guanambi – BA. Foram pesados 100 g de solo e adicionados o composto orgânico de pequi em quantidade proporcional a doses de nitrogênio (0; 50; 100 e 150 kg de N ha-1), acondicionados em recipientes plástico com capacidade de 0,3 dm³, homogeneizados e incubados a 28 °C durante o período de 11 semanas. As amostras foram analisadas nos seguintes tempos: 0; 7; 14; 28; 42; 56; 70; 84; 98; 112; e 126 dias, sendo tal procedimento realizado em triplicata e em condições de laboratório com umidade variando entre 50 e 70% da capacidade de retenção de água do solo. Nos tempos pré-estabelecidos determinou-se os teores de nitrogênio inorgânico. Ao final do ensaio, a fração média de mineralização do nitrogênio foi de 18%.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.