LEVANTAMENTO DE PLANTAS DANINHAS NA REGIÃO DO BAIXO PARNAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v7i3.123Palavras-chave:
ervas invasoras, sistemas de cultivo e composição florística.Resumo
A caracterização de comunidades de plantas daninhas de uma área ou de uma região agrícola é importante, por contribuir na detecção de problemas e na escolha de estratégias de manejo e de controle a serem empregadas nos sistemas agrícolas (Yanagizawa & Maimoni-Rodella, 1999). Visando a identificação de espécies de plantas daninhas na região do Baixo Parnaíba maranhense, foram montados três experimentos, constituído por dois sistemas de produção diferenciados (cultivo agroecológico e cultivo convencional) e uma área de Reserva. Foi levantado um total de 46 espécies, distribuídas em 19 famílias botânicas, sendo que as mais predominantes foram: Asteraceae, Commelinaceae, Convolvulaceae, Fabaceae, Malvaceae, Poaceae e Rubiaceae. A similaridade da composição florística entre o sistema de cultivo convencional e o sistema de cultivo agroecológico foi S=26,78% para espécies. Para os valores de diversidade da composição florística, o sistema agroecológico apresentou valores para o índice de Shannon-Wiener H’ = 0,15, enquanto o sistema convencional o H’ = 0,12. Houve diferença significativa entre tratamentos em relação à biomassa e ao número de espécies de plantas daninhas.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.