Agricultura Familiar e Associativismo: Avanços e Desafios na Associação Comunitária do Povoado Quilombo, Lagarto-SE
DOI:
https://doi.org/10.30969/00083p97Abstract
O estudo analisou o papel do associativismo na comunidade rural de Quilombo, Lagarto/SE, destacando os benefícios e fatores que reduziram a participação dos agricultores familiares. Desde 1998, a Associação Comunitária tem ajudado no desenvolvimento local com recursos e capacitações técnicas para pequenos agricultores. Nos primeiros dez anos, houve um expressivo crescimento da associação através de patrimônios adquiridos como um trator agrícola e uma casa de farinha. No entanto, apenas 23 dos 141 sócios permanecem ativos atualmente; as causas incluem envelhecimento populacional, desinteresse juvenil pela agricultura e falta de apoio político às associações. A descontinuidade em projetos estruturantes exemplifica desafios à sustentabilidade das iniciativas associativas. Apesar disso, o associativismo é visto como essencial para a integração econômica comunitária, mas requer maior incentivo político-articulado para sua revitalização sustentável no fortalecimento aos pequenos produtores locais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.