Degradabilidade da fibra em detergente neutro da silagem de milho Snaplage com análises NIRS
DOI:
https://doi.org/10.30969/xbesad49Resumo
O estudo avaliou a composição da fração fibrosa, além da degradação potencial e efetiva da fibra em detergente neutro (FDN) de silagens de milho planta inteira e snaplage, utilizando análises laboratoriais por espectroscopia de infravermelho próximo (NIRS). Foram elaboradas silagem de milho planta inteira (SPI) e silagem snaplage (SS), armazenadas por 112 dias em mini silos experimentais, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e seis repetições (n=12). Após o armazenamento, as silagens foram analisadas por NIRS. A concentração de matéria seca (MS) foi maior para SS (P<0,01), 50,9%, enquanto a SPI apresentou MS de 36,4%. Já as concentrações de FDN, fibra em detergente ácido (FDA) e lignina foram maiores na SPI (36,2; 23,3 e 2,06% MS, respectivamente) em relação à SS (17,9; 9,22 e 1,00% MS). As degradabilidades potencial (DP) e efetiva (DE) foram maiores para SS (P<0,01). A taxa de degradação (Kd, % h-1) foi diferente (P<0,01), sendo 5,29 e 5,68 para SPI e SS, respectivamente. A digestibilidade total da FDN no trato digestível total (TTFDN, % FDN) também foi maior para SS (60,12%) em comparação a SPI (51,87%). Conclui-se que a silagem snaplage possui menor concentração de compostos fibrosos e isso aumentou a degradabilidade da FDN.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.