CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE SOLOS SOB CULTIVO TRADICIONAL NO MUNICÍPIO DE VARGEM GRANDE-MA
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i3.295Palavras-chave:
AgronomiaResumo
O sistema de corte e queima ou de subsistência pode ser caracterizada como um sistema de uso da terra, o qual utiliza o fogo na vegetação natural para o cultivo agrícola, mas que provoca efeitos negativos no solo e no meio ambiente (TRINDADE et al., 2011), promovendo a perda de nutrientes estocados na vegetação, resultando na diminuição da fertilidade desses solos. Com a finalidade de avaliar as propriedades químicas de solos sob cultivo tradicional de corte e queima no município de Vargem Grande – MA, foram coletadas amostras na profundidade de 0,0 - 0,20 m, visando a determinação do pH, teor de fósforo, potássio, cálcio e magnésio do solo. Após a coleta, todas as amostragens foram encaminhadas para o laboratório de solos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para a realização das devidas análises. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de comparação de médias pelo teste de Tukey (p < 0,05). Os resultados experimentais mostram uma maior disponibilidade de nutrientes no sistema de corte e queima. O teor de matéria orgânica do solo é menor nas áreas que se utilizam de queimadas, da mesma forma CTC também apresentou valores menores nessas áreas.
Palavras-chave: fertilidade; nutrientes e queimadas.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.