Análise biométrica de sementes de feijão bravo (Capparis flexuosa) planta medicinal em Mossoró-RN
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i1.341Palavras-chave:
Capparis flexuosa, Espécie florestal, Análise das sementes, Espécie nativa.Resumo
O feijão bravo é uma espécie arbustiva-arbórea do bioma caatinga, destacando-se como uma excelente forrageira na alimentação animal. Objetivou-se analisar biometricamente as sementes de feijão bravo, no mês de março de 2011. As sementes foram coletadas dentro de uma área de vegetação nativa do campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), situada no município de Mossoró-RN, em seguida foram levadas ao laboratório de tecnologia de sementes, para determinação das seguintes características: número de sementes por vagem, teor de água inicial das sementes e sua morfologia (comprimento, largura e diâmetro). As análises descritivas e gráficas foram realizadas utilizando o pacote estatístico software R. Os resultados mostram que inicialmente obteve-se uma baixa amplitude de variação dentro das variáveis comprimento e largura, bem como um baixo valor para os coeficientes de variação o que mostra um elevado grau de homogeneidade das características avaliadas, sendo o comprimento menos disperso do que a largura. Os valores obtidos de comprimento médio (8,40 mm) e de largura média (5,60 mm), não estão muito próximos. Já a variação relativa destas características medida pelo coeficiente de variação de Pearson, neste caso foi a mais adequada, pois independente da magnitude da variável, bem como de sua unidade de medida, é o procedimento mais correto. Verificou-se também uma forte correlação linear simples positiva entre o comprimento e a largura das sementes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.