Rendimento da mamoneira BRS Gabriela submetida a diferentes níveis de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i3.530Palavras-chave:
Ricinus communis L., déficit hídrico, tolerância.Resumo
Com o objetivo de avaliar o comportamento agronômico da mamoneira BRS Gabriela submetida a diferentes lâminas de irrigação, um ensaio experimental foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Algodão, no município de Barbalha, CE. Foi utilizado um delineamento experimental de blocos ao acaso com distribuição em faixas, com 4 repetições, totalizando 24 parcelas. Os tratamentos foram distribuídos em 6 lâminas de irrigação, aplicando 150, 125, 100, 75, 50 e 25% da evapotranspiração da cultura (ETc), estimada por Penman-Monteith. As variáveis analisadas foram altura da planta, diâmetro do caule, número de racemos por planta, comprimento do racemo primário, altura de inserção do primeiro racemo, número de frutos no racemo primário, área foliar, peso de 100 sementes e produtividade total. Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão. Houve efeito significativo das laminas de irrigação apenas sobre a altura de planta, área foliar e produtividade da cultivar BRS Gabriela. As demais variáveis não foram influenciadas pelas laminas de irrigação, mesmo assim, destacou-se a lâmina aplicada de 75% da ETc, (474,4 mm), quanto ao máximo crescimento e produtividade da mamoneira. Com os resultados, observa-se que a cultivar BRS Gabriela apresenta potencial para crescimento e cultivo irrigado mesmo em regiões com escassez hidrica. A cultivar BRS Gabriela é muito sensível ao encharcamento do solo, visto que a mesma não suportou a aplicação de laminas de irrigação superior ao recomendado.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.