Produtividade e qualidade dos frutos do maracujazeiro-amarelo sob diferentes formas de condução das plantas
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i4.672Palavras-chave:
Passiflora edulis, qualidade, podas, densidade de plantioResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade e a qualidade dos frutos do maracujazeiro-amarelo submetido a diferentes formas de condução das plantas. O experimento foi instalado e conduzido no Distrito de São Gonçalo-Sousa-PB (6°45' S, 38°13' WGr e 223m). O delineamento experimental utilizado foi em blocos completos casualizados, com quatro repetições e três plantas por parcela experimental. Os tratamentos foram: T1- uma planta por cova no espaçamento de 3,0m, e condução de dois ramos secundários RS com 1,5m de comprimento cada; T2- duas plantas por cova no espaçamento de 3,0m, sendo conduzida uma planta para cada lado no arame;T3- uma planta por cova no espaçamento de 6,0m, e condução de dois RS com 3m de cumprimento cada; T4- duas plantas por cova no espaçamento de 6,0m, sendo conduzida uma planta para cada lado no arame;T5- uma planta por cova no espaçamento de 5,0m, e condução de dois RS com 2,5m de cumprimento cada; T6- duas plantas por cova no espaçamento de 5,0m, sendo conduzida uma planta para cada lado no arame. Foram avaliadas: produtividade de frutos, peso médio do fruto, diâmetro longitudinal e transversal do fruto, espessura da casca, porcentagem de casca, suco e semente, sólidos solúveis totais, acidez total titulável. O tratamento com duas plantas por cova no espaçamento de 3,0m (T2), foi o que apresentou os melhores resultados para a produtividade. Os frutos com maior peso médio ocorreram no tratamento com uma planta por cova no espaçamento de 3,0m (T1). As características de qualidade interna dos frutos não foram afetadas pelas densidades de plantio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.