As condições socioeconômicas e ambientais em comunidades da microbacia do rio do saco, Santa Luzia – PB
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v13i3.774Resumo
O processo de degradação, principalmente nos níveis mais graves, provoca impactos sociais, econômicos, culturais, políticos e ambientais, consequentemente, afeta a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi estimar a degradação socioeconômica e ambiental nas comunidades do Saco e do Pinga, inseridas na microbacia do rio do Saco, localizada no município Santa Luzia, semiárido paraibano. O levantamento dos dados foi efetuado a partir de amostragem, em nível de núcleo familiar, por meio da aplicação de questionários estruturados. Para avaliar os dados, foram utilizados os valores modais, máximos e mínimos de cada variável, os quais foram inseridos na equação da reta, determinada para cada caso, para calcular os percentuais de degradação dos meios social, econômico, tecnológico, socioeconômico e ambiental. O grau de degradação socioeconômica foi de 53,3% na comunidade do Saco e de 54,9% na do Pinga. A degradação ambiental foi da ordem de 34,8 e 13,0% sucessivamente. Esses níveis de degradação encontrados foram superiores ao limite mínimo recomendável pela metodologia aplicada, sinalizando que são necessárias soluções urgentes, para evitar o seu avanço e mitigar os seus impactos negativos sobre a população local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.