Qualidade de mudas orgânicas de maracujazeiro amarelo produzidas com substratos alternativos
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v14i2.907Palavras-chave:
agricultura orgânica, condicionadores de substrato, propagaçãoResumo
Objetivou-se avaliar, neste trabalho, a qualidade de mudas orgânicas de maracujazeiro amarelo produzidas utilizando substratos alternativos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com cinco tratamentos, quatro repetições com cinco mudas por unidade experimental. Os tratamentos constituíram-se por alteração dos condicionadores no substrato, sendo: Caule decomposto de sumaúma; Fibra do caule da palmeira ouricurí; Fibra da casca de coco; Casca de arroz carbonizada e Substrato comercial Golden®, que foi utilizado como tratamento controle. Exceto o substrato comercial, os demais apresentaram a seguinte composição: 30% de terra, 30% de composto orgânico, 30% de condicionador, 10% de fino de carvão vegetal, 1,0 kg.m-3 de calcário dolomítico, 1,5 kg.m-3 de termofosfato natural e 1,0 kg.m-3 de sulfato de potássio. O experimento foi conduzido em viveiro, em junho de 2016, no Sitio Ecológico Seridó em Rio Branco, AC. Avaliou-se aos 60 dias após a semeadura o diâmetro do colo, altura da planta, índice de qualidade, massa seca da parte aérea, raiz e total das mudas. Substratos contendo como condicionador casca de arroz carbonizada ou caule decomposto de sumaúma produzem mudas de maracujazeiro amarelo de melhor qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.