Estudo econômico do sistema de produção do feijão no município de Adustina (Ba)
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v17i1.1280Keywords:
Agronomia, Economia Rural, Produção VegetalAbstract
O presente estudo teve como objetivo verificar a influência do plantio convencional em função do custo de produção na cultura do feijão, a qual visa demonstrar com clareza as despesas no município de Adustina (BA). Nesse contexto, o custo de produção vem com a finalidade de expor toda e qualquer atividade exercida durante o ciclo dessa produção agrícola a fim de contabilizar os custos mediantes os dados relatados pelos produtores entre os custos fixos e variáveis. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva e explicativa, por meio de um questionário realizado com os produtores rurais com o intuito de fazer um levantamento acerca dos seus custos em campo. Diante disso, foram calculados os valores de custo total, custo médio, rendimento líquido e preço de venda final do produto, todavia, é notório que o investimento razoável para implantação e manutenção da cultura proporciona uma desenvoltura acerca dos métodos pautados nas demandas da fase fenológica.References
CASTRO, P.R.C.; KLUGR, R.A.; SESTARI, I. Manual de fisiologia vegetal: fisiologia de cultivos. Piracicaba: Ed. 1°. Editora Agronômica ceres, 2008. 864 p.
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Custos de produção agrícola: a metodologia da Conab. Brasília: Conab, 2010.
FREIRE, R.H.R. et al. Desenvolvimento de cultivares de feijão carioca com alta qualidade de grãos. In: Embrapa Arroz e Feijão - Resumo em anais de congresso (ALICE). In: SEMINÁRIO JOVENS TALENTOS, 13., 2019, Santo Antônio de Goiás. Resumos... Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2019.
JÚNIOR, R.E. Desafios para o cálculo da produtividade total dos fatores. Produtividade no Brasil: Desempenho e determinantes, v.1, 2014.
MARTIM, N.B. et al. Custos: sistema de custo de produção agrícola. Informações Econômicas, SP, v.24, n.9, set. 2008.
NACHILUK, K.; OLIVEIRA, M.D.M. Custo de produção: Uma importante ferramenta gerencial na agropecuária. Análises e indicadores do agronegócio, v. 7, n. 5, p. 1-7, 2012.
PORTER, M. Estrategia competitiva. Elsevier Brasil, 2004.
REIS, R.P. Fundamentos de economia aplicada. Lavras: UFLA/FAEPE, 2007.
SILVA, O.F.; WANDER, A.E. O feijão-comum no Brasil: passado, presente e futuro. - Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2013. 63 p. - (Documentos / Embrapa Arroz e Feijão).
SILVEIRA, M.A. et al. Produção de feijão nos sistemas de plantio direto e convencional no Município de Água Fria de Goiás (GO). Conjuntura Econômica Goiana, n.32, Março de 2015.
SIMÕES, R.C.; ALMEIDA, S.S.M.S. Estudo fitoquímico de Bauhinia forficata (Fabaceae). Biota Amazônia, v. 5, n. 1, p. 27-31, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.