Uso do silício em tomateiro, variedade Santa Clara, cultivado em ambiente protegido
DOI:
https://doi.org/10.30969/cpc9k535Abstract
Buscou-se neste trabalho investigar o uso de Si (Silício) no crescimento e rendimento produtivo do tomateiro. Para esta finalidade, plantas de tomate, cultivar “Santa Clara” foram cultivadas em vasos de 8,0 dm-3 mantidas com o substrato próximo a capacidade de campo. Foram avaliadas as seguintes características: altura, diâmetro do coleto, matéria fresca da raiz, da haste e ramos, das folhas e total, além dos teores de pigmentos fotossintéticos: clorofila a, b e total, o número de frutos verdes e maduros, de cachos, de frutos por cacho, diâmetro longitudinal e vertical dos frutos, peso dos frutos, produção por planta e estimativa de produtividade. O experimento foi instalado num delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, em dois níveis de doses do silicato de potássio: 0,0 ml/L (Controle, Si-) e 2,0 ml/L (Si+). Cada unidade experimental foi composta de um vaso plástico contendo uma planta. Os resultados obtidos mostraram que o fornecimento de Si não interferiu na altura e diâmetro do coleto, assim como, não afetou os índices de pigmentos fotossintéticos foliares, entretanto, favoreceu aumentos significativos na matéria fresca das plantas. O rendimento produtivo do tomateiro, cultivar Santa Clara, não foi beneficiado pela aplicação foliar de Si.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.