DIAGNOSTICO DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES DO MUNICÍPIO DE POMBAL – PB
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v7i3.214Abstract
Para se evitar perdas, preservar a qualidade dos alimentos e suprir as demandas na entre safra é fundamental uma armazenagem adequada de grãos. Nas pequenas propriedades familiares, cuja presença é bastante forte no sertão paraibano, ainda é relativamente comum a secagem de produtos a céu aberto no campo e meios alternativos para a estocagem de grãos. Neste sentido, objetivou-se diagnosticar como se dar o armazenamento de grãos em pequenas propriedades do município de pombal – PB. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevista aos agricultores de pequenas propriedades de algumas comunidades rurais. Analise dos dados constatou-se que a principal cultura armazenada nestas pequenas propriedades é o feijão com 98% seguido do milho com 95% e arroz com 15% dos entrevistados, com relação ao local de armazenamento a maioria afirmou armazenar em garrafas pet, devido sua produção ser baixa. Os resultados obtidos fora que o armazenamento de grãos em pequenas propriedades em pombal - PB é apenas para o consumo familiar, sendo armazenados em garrafas pet e que o armazenamento em silos, esta cada vez menos freqüente entre os agricultores de pequenas propriedades.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.