Caracterização física e química de solos sob pecuária bovina no Semi-Árido do Seridó – RN
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i4.400Keywords:
Agronomia, Ciencias do SoloAbstract
O semiárido é uma região em que se caracteriza pela irregularidade na distribuição de chuvas, dificultando a atividade agrícola principalmente para os pequenos produtores, como os que vivem na comunidade de Timbaúba dos Batistas – RN, em que estes sobrevivem principalmente da agropecuária. O objetivo do presente trabalho foi de caracterizar fisicamente e químicamente dois solos (Luvissolo crômico e Neossolo flúvico) usados para pecuária extensiva na cidade de Timbaúba dos Batistas, região semi-árida do Seridó – RN. Foram coletados 16 amostras de solos com estrutura indeformada e deformada, em 6 perfis, no mês de janeiro de 2011, com profundidades variando de 0 – 60 cm, em pontos aleatórios, abrangendo uma dimensão de 2 ha do terreno. Foram avaliadas porcentagem de calhaus, cascalhos, areia grossa, areia fina, silte, argila, densidade do solo e a densidade real ou de partículas, porosidade total, classificação morfológica, pH (em água na proporção de 1:2,5), os nutrientes N, Matéria Orgânica, P, K, Na, Ca, Mg, Al e as variáveis químicas (H+Al), SB, t, CTC, V, m, PST. As análises foram realizadas no Laboratório de Física e Fertilidade do solo na Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). Diante das analises, verificou-se maiores quantidades de calhaus e cascalhos no Luvissolo crômico e no Neossolo flúvico maior presença de terra fina devido ser um solo de encosta de riachos ou rios. Quanto a granulométrica os solos constatou-se textura de areia franca, densidade de partículas com valores normais predominantes em solos minerais e a densidade do solo com aumento em profundidade, com exceção do Neossolo flúvico. O teor de Na no Luvissolo crômico foi onde se observou maior amplitude de variação das camadas, com índices de sodicidade muito alto, ficando impróprio para a maioria das culturas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.