Crescimento e Produção de Cultivares de Algodão Herbáceo Consorciados no Cariri Cearense
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i3.283Palabras clave:
Consórcio, contexto agroecológico, Missão VelhaResumen
O consórcio é uma alternativa considerada viável para os agricultores familiares do semiárido nordestino. Por isso, o uso dessa prática tem-se intensificado nesta região, principalmente envolvendo a cultura do algodão. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do consórcio sobre o crescimento e a produção de dois cultivares de algodão herbáceo em consórcio. O experimento foi conduzido em condições de sequeiro, na Estação Experimental de Missão Velha-CE, no Cariri Cearense. O ensaio adotou o delineamento em blocos ao acaso (DBC), composto por quatro blocos e seis tratamentos dispostos em cultivos consorciados (T1 - algodão herbáceo BRS Aroeira + gergelim Seda; T2 - algodão herbáceo BRS 04-1515 + gergelim Seda; T3 - algodão herbáceo BRS Aroeira + amendoim BR1; T4 - algodão herbáceo BRS 04-1515 + amendoim BR1); e cultivos solteiros (T5 - Algodão herbáceo BRS Aroeira; e T6 - Algodão herbáceo BRS 04-1515). As variáveis analisadas foram: altura das plantas; diâmetro de caule; número de capulhos/planta; rendimento de algodão em rama e em fibra. Não houve diferença significativa em nenhuma das variáveis. Os consórcios algodão+amendoim e algodão+gergelim, para as condições impostas, não foram vantajosos, pois a cultura principal foi influenciada negativamente pelas intercalares, independente do cultivar de algodoeiro utilizado.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.