Irrigação com águas salinas e biofertilizante na produção de fitomassa de nim
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i1.521Palabras clave:
Agronomia, salinidadeResumen
A salinidade atualmente é considerada um das principais limitações para agricultura em todo mundo, constituindo assim, fator limitante ao crescimento das plantas, produtividade agrícola e depauperamento do solo. Nesse sentido, um experimento foi executado no período de janeiro a junho de 2010, em casa de vegetação, para avaliar a produção de fitomassa das mudas de nim submetidas à cinco tipos de águas salinas usadas para irrigação no solo com biofertilizante bovino e drenagem agrícola. O substrato utilizado foi um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico de textura arenosa e não salino dos primeiros 10 cm de profundidade. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, adotando o esquema fatorial 5x2x2, com quatro repetições, referente a cinco níveis de salinidade da água de irrigação: 0,5; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 dS m-1, no solo sem e com biofertilizante bovino, avaliados na ausência e presença do sistema de drenagem do solo. As variáveis analisadas foram: área radicular (AR), massa seca radicular (MSR), massa seca da parte aérea (MSPA) e massa seca total (MST). O biofertilizante depois de diluído em água não salina e não clorada, na razão de 1:1, foi aplicado uma única vez, dois dias antes da semeadura, no nível de 10% do volume do substrato. Pelos resultados, o aumento da salinidade da água de irrigação provocou perdas sobre todas as variáveis de produção, mas com menor intensidade nos tratamentos com biofertilizante.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.