Considerações sobre a criação de ovinos a pasto no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30969/aj5tks07Resumo
A produção de carne ovina vem se desenvolvendo gradativamente em nosso país, mudando o foco e crescendo em regiões onde antes era insignificante, viabilizando a produção animal em pequenas propriedades. O objetivo desta revisão foi caracterizar a produção de ovinos em sistemas pastoris, além de indicar os principais problemas e formas de manejar o dossel forrageiro minimizando impactos, além de apresentar novas formas sustentáveis de criação. O mercado de carne ovina poderia se expandir de forma significativa (e constante). Entretanto, há problemas que se interpõem ao seu desenvolvimento, relacionados a baixa quantidade e qualidade do produto ofertado, influenciada pelas baixas conversão alimentar e qualidade e manejo das forragens em sistema pastoril. A ovinocultura brasileira, principalmente voltada para produção de carne, tem grande potencialidade desde que os sistemas de produção se tornem mais eficientes. Porém, com o manejo adequado do dossel, estratégias como taxa de ocupação adequada, recuperação de pastagens degradadas e uso de estratégias (rotatínuo e consórcio forrageiro), aliados a suplementação adequada, podem elevar os ganhos e a qualidade do produto. É preciso atenção e investimentos, mas talvez a chave inicial seja um incentivo maior na assistência técnica, levando novas alternativas ao campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.