Caracterização físico química de um neossolo litólico na região Seridó do RN
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v9i4.401Palavras-chave:
Ciencia do Solo, AgronomiaResumo
O estudo das condições físicas e químicas do solo é básico para avaliar a qualidade ambiental sob uso agrícola. A horticultura há muito tempo vem sendo realizada como principal fonte de renda e várias famílias. No perímetro montante do açude público Zangarelhas, em Jardim do Seridó/RN, a olericultura ganhou destaque maior nos últimos anos, obtendo resultado satisfatório na economia da região do Seridó do Rio Grande do Norte. Este trabalho teve como objetivo realizar estudos para caracterização físico e química de um Neossolo Litólico cultivado com hortaliças no semiárido do Seridó, RN. As amostras de solo foram coletadas no perímetro montante do açude público Zangarelhas, no município de Jardim do Seridó/RN. As análises foram realizadas no Laboratório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Na parte física foram analisadas as porcentagens de calhaus, cascalhos, terra fina, areia grossa, areia fina, silte e argila, densidade do solo, cálculo da porosidade total, densidade de partículas, e morfologia do solo. Diante dos resultados obtidos da caracterização física do Neossolo Litólico Eutrófico verificou-se mais pedregosidade e matações em solo de superfícies, quanto à granulometria predominou a classificação texturalfranco arenosa, favorecendo a infiltração e menor retenção de água no solo. Já na caracterização química observou-sea presença de altos teores de matéria orgânica, K, Ca, Mg, P, CTC e t, V, baixos teores de Al e (H+Al) e a normalidade em solos de superfícies em relação a percentagem de sódio trocável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.