Influência do tipo de estaca na propagação vegetativa de hortelã (Mentha arvensis L.) no Sul do estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i3.641Palavras-chave:
Agronomia, Fitotecnia, Produção de Mudas, Plantas MedicinaisResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da idade e diferentes tipos de estaca na produção de mudas de hortelã-japonesa (Mentha arvensis L.) em casa de vegetação, no município de Gurupi – TO , região Sul do Estado do Tocantins. O experimento foi conduzido em setembro de 2012, onde foram utilizadas plantas matrizes, sendo estas o material botânico no qual se encontra do Setor de Olericultura da Universidade Federal do Tocantins-UFT- Campus Universitário de Gurupi. Foi feito o corte em bisel de quatro diferentes tipos de estaca com o tamanho de 4 a 5 cm de comprimento. As mudas foram colocadas em bandejas de 128 células, enterrando-se 2/3 da estaca, e em casa de vegetação com 50% de sombreamento e irrigação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo cada parcela formada por seis estacas. As características avaliadas foram: Altura da parte aérea, Comprimento de raiz, Número de brotações e Biomassa Verde Total. O plantio das mudas de hortelã não é influenciado pela época de plantio. As estacas apicais e medianas da parte aérea são as mais recomendadas para produzir mudas de hortelã. Houve diferença significativa para altura da planta e numero de brotações. Em relação ao comprimento de raiz, não há necessidade do uso de reguladores de crescimento para enraizamento, tornando a propagação mais barata.
Palavras chave: avaliação; produção; mudas.Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.