Desidratação de batata-doce para fabricação de farinha
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v11i4.687Resumo
A batata-doce é originaria da América Tropical, pertence à família das Convolvuláceas, embora perene essa tuberosa seja considerada anual, rústica, de fácil manutenção, de boa resistência à seca e ampla adaptação. Objetivou-se elaborar farinha de batata – doce a diferentes temperaturas (40, 50 e 60°C). O experimento foi conduzido no Laboratório de Qualidade da Produção Vegetal – LAQPV no Campus IV da UEPB, Catolé do Rocha – Paraíba. Algumas análises foram realizadas no Laboratório de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas – LAPPA, pertencente à Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba. Parâmetro analisados pH, matéria seca, teor de água, acidez total titulável sólidos solúveis totais, acidez titulável, açúcares redutores, proteínas, cor e atividade de água. Os parâmetros analisadas pH, sólidos solúveis totais, sólidos totais e açúcares redutores aumentaram com o acréscimo da temperatura, O teor de água e a acidez total titulável diminuíram com o aumento da temperatura. A redução dos valores de acidez com o aumento da temperatura apresentaram um comportamento inverso ao do pH. A luminosidade, intensidade de vermelho e amarelo diminuíram com o aumento da temperatura demonstrando a influência da temperatura na secagem. A atividade de água diminui com o aumento da temperatura de secagem.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.