Caracterização físico-química de famílias de meios-irmãos de melão
DOI:
https://doi.org/10.30969/acsa.v10i2.636Resumen
A escolha dos frutos de melão, pelos consumidores, ocorre primeiramente pelo teor de açúcares de sua polpa, considerado o principal aspecto qualitativo, seguido do aroma, coloração e consistência ou firmeza. Com isso, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar famílias de meios-irmãos de melão quanto à qualidade pós-colheita. Foram avaliadas 50 famílias, conduzidas na área experimental da Unidade Acadêmica-Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL). Após colheita, os frutos foram levados para o Laboratório de Pós-Colheita, para limpeza, seleção e avaliação. Na ocasião, determinou-se massa do fruto, firmeza de polpa, sólidos solúveis, acidez total, pH e SS/AT. Cada família foi avaliada pela média de três frutos, calculando-se média, coeficiente de correlação fenotípica, componentes principais e agrupamento. Constatou-se variação dentro das características avaliadas para as famílias estudadas, observando baixa correlação fenotípica. De modo geral, algumas famílias apresentaram sólidos solúveis, firmeza de polpa e massa dos frutos dentro e acima dos padrões para exportação. Sólidos solúveis, firmeza de polpa e massa dos frutos explicaram 82,29% da variação acumulada, também foi possível agrupar as famílias em 10 grupos, cujos genótipos 12, 15, 25, 31, 34, 39 e 41 são recomendados para uso em programas de melhoramento genético do meloeiro.
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorais da Revista Agropecuária Científica no Semiárido:
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA) concordam com os seguintes termos:O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Agropecuária Científica no Semiárido(ACSA), representada pelo CSTR/UFCG, estabelecida no Campus de Patos-PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida;
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros;
O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento;
A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.